Quem somos


O Centro de Solidariedade Social de S. Veríssimo (CSSSV), fundado em 6 de março de 1998, sediado na Rua João Gomes Lourenço, nº 496 em Tamel S. Veríssimo, Concelho de Barcelos é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) desde 10 de novembro de 1998, com o registo lavrado pela inscrição nº 47/99, a folha 145 verso do livro nº 7 das associações de solidariedade social, com o objetivo de exercer atividade de ação social, cultural, recreativa, apoio à primeira infância, ocupação de tempos livres, lar de idosos, centro de dia e apoio domiciliário para pessoas idosas. O CSSSV pretende assim responder às crescentes necessidades sociais das pessoas, colmatando as muitas lacunas que ainda existem nesta área e possibilitando-lhes uma qualidade de vida mais elevada.

Para a concretização dos seus objetivos o CSSSV tem atualmente em funcionamento quatro valências: uma Creche para 33 utentes (3 salas); um Lar de Idosos para 30 utentes (20 em quartos duplos e 10 em quartos individuais); um Centro de Dia para 20 utentes e Serviço de Apoio Domiciliário para 24 utentes. Denotando-se uma crescente procura de novos utentes pelos serviços prestados pelo CSSSV, fruto da aposta que tem sido efetuada na prestação de serviços de elevada qualidade e do correspondente reconhecimento que tem sido feito pelos utentes atuais e suas famílias dessa mesma qualidade de serviço. Afetos às várias valências encontram-se 46 colaboradores levando a que, para além das respostas sociais, O CSSSV crie um número relevante de postos de trabalho, situação igualmente muito importante para a região que atravessa um período com elevadas taxas de desemprego.

Um dos marcos importantes na história do CSSSV foi a inauguração do edifício onde atualmente funcionam as várias valências do Centro, que decorreu no dia 21 de Março de 2010. Trata-se de um edifício moderno, funcional, com muita luz natural, com os equipamentos mais adequados para cada valência, e com serviços de apoio como uma cantina, uma sala de enfermagem e uma lavandaria, entre outros. Sendo um espaço muito agradável e apelativo quer para os utentes como para os colaboradores. A construção e equipamento do edifício que alberga o CSSSV resultou de um plano de investimento cujo montante global de investimento rondou os 2 milhões de euros, repartidos pelos anos de 2008, 2009 e 2010. Para além do financiamento com capitais próprios que o Centro angariou com a realização de múltiplos eventos, contou com a comparticipação do programa PARES e da Câmara Municipal de Barcelos, assim como com um financiamento através de um empréstimo bancário.

Os primeiros anos de funcionamento do CSSSV têm sido marcados também pela realização de investimentos relevantes no intuito de melhorar os serviços prestados aos utentes do Centro. Destaca-se o investimento de cerca de 130 mil euros realizado no ano de 2012 na construção de um edifício multiusos que permite a realização de múltiplas atividades das várias valências, a realização de reuniões da Direção e das Assembleias Gerais, assim como a cedência da utilização do mesmo a diversas associações da freguesia de Tamel S. Veríssimo para a realização das suas atividades.

Salienta-se ainda o investimento na construção de mais um quarto para duas camas, na construção de estrutura com elevador panorâmico, na ampliação da creche, e na aquisição de equipamento de transporte, nomeadamente em uma carrinha afeta à valência de apoio domiciliário e 3 carrinhas de transporte de passageiros (das quais 2 com plataforma elevatória) no intuito de melhorar a logística do Centro.

Fruto das crescentes solicitações de serviços sociais que o CSSSV tem recebido e do objetivo de prestar serviços com uma qualidade crescente, a Direção do Centro tem em mãos um novo projeto de investimento que visa a construção de 20 residências sociais unifamiliares no terreno adjacente ao atual edifício. Trata-se de um projeto de investimento que será concretizado em duas fases.

No ano de 2015 prevê-se iniciar a construção de 10 residências projetadas para a primeira fase efetuando assim um investimento de cerca de 648 mil euros. O bom desempenho económico e financeiro que o CSSSV vem apresentando exercício económico após exercício económico permite-lhe ter atualmente capacidade financeira para financiar 70% deste investimento através dos seus capitais próprios.

Setembro de 2015